Projeto Vivendo e Reaprendendo

Ação do CPIP que oferece um espaço de convivência com suporte técnico adequado e atividades laborativas, tendo como objetivo a ressocialização dos usuários.  Nesse projeto são desenvolvidos diariamente grupos de convivência, atividades de estimulação cognitiva, oficinas de artes, colagem e mosaico, além de passeios que impulsionam a ressocialização dos nossos beneficiários.

“Cada trabalho que eu faço é como se fosse meu espelho, pois são coisas minhas que estão dentro daquele trabalho e poucas pessoas me conhecem realmente.”
Maria Izabel – beneficiária do Projeto Vivendo e Reaprendendo

Nossas atividades

A criação das oficinas propicia a valorização do trabalho, por intermédio da interação social e ressocialização, ao envolvê-los oportuniza a criação de novas maneiras de “fazer arte” dentro de suas limitações, com experiências que proporcionam bem-estar, e podem desacomodar daquilo que já conhecem como fatores limitantes. Ao aprender as técnicas de produção dos trabalhos manuais, os beneficiários se dão conta que são produtivos, isso eleva sua autoestima. Tal processo acaba incentivando a produção e a venda dos produtos, podendo até incluir essas pessoas no mercado de trabalho.

Objetivo:

● Promover espaço lúdico e criativo de socialização;
● Desenvolvimento de habilidades manuais, atenção e psicomotricidade fina;
● Criar e promover desafios a serem encarados no modo de fazer arte;
● Confeccionar objetos a serem comercializados para fins de manutenção dos materiais e entidade

Atividade conduzida pela voluntária Vânia e pela equipe PsicoAção, Petra, Rose, Karen e Liziane.

Estimulação Cognitiva

Objetivo: Estimular as funções executivas dos pacientes e facilitar a generalização dessas capacidades para o dia a dia desses pacientes.

Sabe-se que a estruturas neuro-cognitivas fazem parte do entendimento da maioria dos transtornos mentais, principalmente os transtornos mentais graves. Entre os transtornos mentais graves, todos apresentam como similaridade déficits nas funções executivas, entre elas: atenção, organização, planejamento, tomada de decisão, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Como uma forma de abordagem na reabilitação desses pacientes, torna-se interessante uma oficina que estimule o melhor funcionamento dessas capacidades cognitivas.

Atividade conduzida por Katiúscia Nunes.

Grupo de Conversa

Objetivos: Estimular a construção da autonomia dos sujeitos por meio da problematização, da troca de informações, experiências e da reflexão sobre assuntos do dia a dia.

 A partir da necessidade de espaços de diálogo para se expressarem, que o grupo de conversa possa auxiliar a lidarem de maneira efetiva com espaços coletivos, aprendendo a dialogar com pessoas diferentes do contexto familiar. Não é um grupo terapêutico, mas pode desencadear aspectos terapêuticos.

Atividade conduzida pela equipe PsicoAção, Luiz, Barbara, Carmem e Marcia.

Clube do Cinema

A proposta da atividade é apresentar, todo encontro, um filme, documentário, show ou musical para que as histórias estimulem o entretenimento e o debate, importantes para o convívio.

Atividade conduzida pela voluntária Beatriz Bohrer.

Grupo Corpo em Movimento

Yoga e expressão corporal.

Atividade conduzida pela voluntária Geovana e Alessandra da equipe PsicoAção.

Oficina de Mosaico

Ao aprender as técnicas de produção dos trabalhos manuais, os beneficiários se dão conta que são produtivos, aperfeiçoam suas habilidades manuais e isso eleva sua autoestima. Para promover espaço lúdico e criativo de socialização, há passeios culturais para conhecer espaços públicos.

Atividade conduzida pela voluntária Vera e Carol da equipe PsicoAção.

Rolar para cima