“A doença mental sob o olhar da Psicanálise” é tema de palestra no CPIP

O Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses (CPIP) promove palestra “A doença mental sob o olhar da Psicanálise”, que será conduzida pelo voluntário da ONG, o psicólogo José Jacques. O evento vai ocorrer sábado, dia 7 de julho, às 16h, na sede do CPIP, Rua dos Andradas, 1727, sala 64 – Centro Histórico – Porto Alegre, e tem o objetivo de proporcionar um entendimento sobre a estrutura psicótica e suas nuances com a neurose, com base em Sigmund Freud e Jacques Lacan, e no psicanalista brasileiro Contardo Calligaris.

A atividade é aberta a psicólogas/os; estudantes de Psicologia, sociedade em geral; profissionais, gestores e comunidade escolar; que tenham interesse sobre o tema. O conteúdo da palestra irá proporcionar uma compreensão do atendimento clínico: “Sobre como nós atendemos o paciente ao fazer uma escuta psicanalítica, e qual a direção dar ao tratamento – para onde o paciente se encaminha quando visamos uma melhora terapêutica (…) e a importância que a doença mental pode nos ensinar enquanto um contraponto da neurose”, afirma Jacques, que trabalha com psicanálise lacaniana. O evento disponibiliza certificado de horas complementares para estudantes de cursos de graduação.

Para a presidente-voluntária do CPIP, Danielli Silva, a estrutura multidisciplinar da ONG possibilita um intercâmbio de experiências na área da saúde mental, o que resulta na promoção desses eventos. “A interdisciplinaridade é de extrema importância, e falar sobre o olhar da psicanálise neste contexto é reconhecer as contribuições e os saberes específicos dessa prática”, ressalta.

Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: contato@vivendoereaprendendo.org.br. O valor da palestra é de R$ 20, que deverá ser pago no dia do evento. Todo o valor arrecadado será revertido para as atividades do Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses, que proporciona a reabilitação psicossocial de portadores de transtornos mentais graves, por meio de atividades laborativas que promovam a ressocialização e convivência desses indivíduos.

José Jacques é formado em Psicologia pela Unisinos e tem uma importante atuação nos estudos de Lacan. O psicólogo já trabalhou na ala Mario Martins do Hospital Psiquiátrico São Pedro, voltado para pacientes com transtornos mentais, e participa da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e da Escola de Psicanálise Lacaniana. Em sua produção acadêmica, redigiu a dissertação “A passagem dos nós S-I para nós S-R na direção de cura”, baseada no Seminário 2 de Lacan, para a Clínica Freudiana, em São Leopoldo, onde fez laboratório de psicanálise.

Confirme sua presença pelo evento no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima