Saúde Mental: Semana da Pessoa com Deficiência no CPIP

Em conjunto com as atividades que estarão ocorrendo na Semana da Pessoa com Deficiência pelo Rio Grande do Sul, a ONG Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses, de Porto Alegre, contará atividades internas voltadas para a promoção da Saúde Mental, entre os dias 20 e 24 de agosto, na sede do Projeto Vivendo e Reaprendendo. E, no dia 25 de agosto, estendendo para a Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão – EXPOTAI, na Ulbra Canoas, sendo este evento organizado pela Faders Acessibilidade Inclusão.

A programação foi pensada com base nas atividades já existentes no Projeto Vivendo e Reaprendendo mas, nessa semana em especial, com o foco na informação sobre Saúde Mental, em conjunto com a Arte.

Na segunda-feira, 20 de agosto, às 15h, a voluntária Simone Rocha irá conduzir um bate-papo “Yoga é Saúde”, com informações a respeito da atividade, seus benefícios, seguido de prática.

Dia 21 de agosto, terça-feira, será um momento de unir duas oficinas que acontecem em paralelo no Projeto: “União Vivendo e Reaprendendo” irá unir a Oficina de Colagem e a atividade de Estimulação Cognitiva em prol de novas possibilidades e vivências para os beneficiários e voluntários envolvidos.

A exposição “A Cura pela Arte” será o destino dos alunos da Oficina de Artes e Pintura na quarta-feira, dia 22 de agosto. Eles irão visitar a exposição, que se encontra Palácio da Justiça, juntamente com voluntárias. “A Cura Pela Arte” conta com pinturas produzidas por internos do Instituto Psiquiátrico Forence, em projeto do artista plástico Aloizio Pedersen.

Na quinta-feira, a partir das 14h30, acontecerá o bate-papo “Café, Artes e Saúde Mental”, com os psicólogos, voluntários, estagiários e beneficiários do Projeto Vivendo e Reaprendendo, sobre Saúde Mental no âmbito das vivências da ONG. O evento é aberto ao público, e é um momento voltado a todos que queiram se informar sobre o tema e as atividades do CPIP. Essa atividade também integrará o Grupo de Conversa, atividade do Vivendo e Reaprendendo com objetivo de estimular a construção da autonomia dos beneficiários por meio da problematização, da troca de informações, experiências e da reflexão sobre assuntos do dia a dia.

Desde o início do mês, o Projeto Vivendo e Reaprendendo conta com uma nova atividade: Clube do Cinema, com o objetivo de exibir filmes, documentários, shows e musicais para os beneficiários conhecerem novas histórias, se divertirem e debaterem. Na Semana da Pessoa com Deficiência, em especial, será exibido o filme “O Lado Bom da Vida”, seguido de debate.

Sinopse do filme: “Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr., um homem com transtorno bipolar, perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de oito meses de tratamento em um estabelecimento de saúde mental para o transtorno bipolar, ele é liberado para os cuidados de seu pai e sua mãe. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa.” (Adaptado do blog Psicoativo).

Sábado nossa Semana se encerra junto com a Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão – EXPOTAI, na Ulbra Canoas (Av. Farroupilha, 8001 – São José). No sábado, 25 de agosto, às 14h, o CPIP irá participar do evento organizado pela Faders em colaboração com a mestre em Reabilitação e Inclusão Elaine Regina, que irá exibir seu documentário “Vozes do Tempo”, já exibido anteriormente na sede do CPIP, seguido das Danças Circulares.

As atividades na sede do CPIP são abertas ao público em geral e são gratuitas.

Participe e conheça o nosso trabalho!

Dúvidas: contato@vivendoereaprendendo.org.br ou pela nossa Página no Facebook.

Bianca Bueno

Vice-presidente voluntária do Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima